O que eu faço na Crise? 5 dicas

[EMA] - O que eu faço na Crise? 5 dicas

Crise é um problema. Ninguém gosta e todo mundo fala.

Viver momentos de dificuldade nos negócios é cíclico e uma certeza que temos. Sabemos que vamos passar. Agora, como passar por isso e não ser surpreendido?

Aqui vai um dos temas mais complexos para se escrever. Vou colocar minha opinião, mas ela pode não servir de regra pra você.

Um dos pontos-chave para que possamos transpor um momento de crise é que o empreendedor tenha resiliência. Isso significa quanto você aguenta de problemas.

No mundo dos negócios crise é uma certeza. Todos passarão. Agora, o que fazer pra superar este que é o momento mais temido por alguém que abre sua própria empresa?

Lá vai o que penso ser necessário, as 5 dicas para sobreviver a crise:

  1. Planeje seu negócio já prevendo que passará por problemas. Eles são certos, você só não sabe o momento. Procure ter um reserva, eu sugiro pelo menos 12 meses do seu custo fixo. Em alguns negócios isso é mais simples conseguir guardar. Se o negócio que você está isso é considerado impossível, sugiro que repense.
  2. Mantenha sempre seu custo fixo menor possível. Não gaste no que não é necessário. Foque o resultado. E terceirize o que puder. Isso vai lhe ajudar passar por momentos delicados de forma mais tranquila. Se der, vá para o Home Office.
  3. Quando possível, coloque as pessoas chave para seu negócio como sócias. Converse com seu contador e veja os benefícios. Avalie as opções e faça.
  4. Não monte um negócio que no momento da crise você terá que vender tudo que conseguiu a vida toda para manter ele de pé.
  5. Já está na Crise? Mantenha a calma. Abra os problemas para as pessoas importantes do negócio. Trabalhe com foco, pois não tem crise que dure para sempre. Converse com seus fornecedores, alinhe recebimento com pagamentos. Foque nas vendas. Tire a bunda cadeira e faça acontecer. Lá como você fez quando começou.

Estar em uma crise não é brincadeira. Com certeza não é o que queremos. Mas, é importante estar preparado. Se você não conseguiu pensar nisso antes, comece agora. Por vezes, tentamos cobrir todas as brechas e não conseguimos. O importante é avaliar o maior número de pontos possíveis. E quando for necessário liquidar algum imobilizado, faça. Sem apego. Quanto mais rápido se toma decisão em um momento de crise, mais rápido é a retomada.

Não fuja da crise, ela é uma realidade que todos nós iremos passar, mais cedo ou mais tarde.

abraços e até mais.

Você Pode Gostar Também

Sobre o Autor: Emerson Almeida

Sou Emerson Almeida, casado com Vanessa Almeida, uma Mulher Espetacular, Amo Ler, Estudar, Viajar, Cozinhar e, Aproveitar a Vida. Temos um filho chamado Eric. Sou Fascinado pelo Conhecimento e Amo Compartilhar com aqueles que querem Aprender sempre mais. Aqui vou te Ensinar a descobrir o seu ‘Por quê’ ao Empreender. Entender seu objetivo, gerar lastro e construir um Propósito que gere mudança no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Arte de Empreender