Húmus – o que é isso?

[EMA] - Húmus - o que é isso?

O que exatamente é Húmus?

Essa é complicada. Húmus é uma palavra diferente. E o que é? Eu nos últimos meses tenho ficado fascinado com o destino do resíduo da minha cozinha. E tenho produzido muito húmus.

Neste momento que escrevo, são mais de 60 dias que não jogo mais absolutamente nada de restos de comida no lixo convencional. Aqui em casa onde cozinho praticamente todos os dias, almoçamos e jantamos (comida) isso gera um volume razoável de resíduos que conseguimos não jogar fora mais.

O que tenho feito? Compostagem.

O que é a compostagem? Compostagem de forma simples é a decomposição de resíduos para uso como adubo. Onde existe basicamente dois tipos: compostagem com auxílio de minhocas (meu caso) e com auxílio de microorganismos (bactérias e calor).

Eu comecei estudar sobre o assunto para sanar minha indignação com o lixo que eu produzia. Depois de pouco tempo percebi que lixo não era lixo e sim resíduo. E fui atrás de uma maneira de fazer isso em casa.

Comprei uma composteira, que são caixas para colocar os restos de alimentos, que já veem com minhocas. Como podemos ver abaixo, uma pequena explicação.

Composteira

A espécie de minhocas usadas para compostagem não é a mesma que encontramos na terra de nossas hortas. No meu caso são minhocas californianas. Minhocas que comem restos de alimentos.

Elas comem 24h por dia. Utilizam 30% da energia para se manterem vivas e o restante escretam. Isso é chamado de húmus. As fezes da minhoca é considerado um excelente adubo orgânico.

Tão forte que não deve ser utilizado só. Indica-se 1\3 de húmus e 2\3 de terra. Minhocas são seres hermafroditas. Todas gestacionam. A cada 30 dias, estima-se que cada minhoca tenha 40 filhotes. Elas demoram mais 30 dias para se tornarem adultas. Quando podem atingir até 10 cm de comprimento.

O húmus não produz cheiro. E vem de duas formas. Sólido. Que são as fezes propriamente e líquido, que alguns chamam de chorume, mas na verdade é um biofertilizando natural que é produzido no processo.

Este biofertilizando é recomendado o uso de 1/10 com diluição em água. Os resultados são excelentes.

Estou feliz. Tenho ajudado o meio ambiente. Não jogo mais tanta coisa fora e ainda crio minhocas. Elas são hoje como meus bichinhos de estimação. Teste você também e ajude mudar o mundo. Empreenda nesta área, ajude outras pessoas a reciclarem seus resíduos.

CONHEÇA Húmus Brasil

CONHEÇA Húmus Brasil

Abraços e até mais!

Você Pode Gostar Também

Sobre o Autor: Emerson Almeida

Sou Emerson Almeida, casado com Vanessa Almeida, uma Mulher Espetacular, Amo Ler, Estudar, Viajar, Cozinhar e, Aproveitar a Vida. Temos um filho chamado Eric. Sou Fascinado pelo Conhecimento e Amo Compartilhar com aqueles que querem Aprender sempre mais. Aqui vou te Ensinar a descobrir o seu ‘Por quê’ ao Empreender. Entender seu objetivo, gerar lastro e construir um Propósito que gere mudança no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Arte de Empreender