![[EMA] - Crise me pegou](https://blog.artedeempreender.com.br/wp-content/uploads/2018/06/EMA-Crise-me-pegou.png)
Como uma pessoa “preparada” também cai na crise?
Eis que a onda (crise) também me atingiu e eu que achei que estaria blindado e que conseguiria passar por tudo. Estava vendo amigos fechando, outros mandando funcionários embora e meus negócios estavam conseguindo aguentar, até o momento que não deu mais.
O que houve?
Eu não consegui aplicar os conceitos que deixei no artigo das 5 dicas para sobreviver a crise. Na verdade esqueci de uma sexta dica que no meu caso fez toda a diferença e gostaria de colocar ela aqui para te ajudar a pensar sobre o assunto.
6. Não fique nas mãos de clientes no mesmo seguimento. Diversifique não só o número de clientes, mas o número de ramos de atividade.
Esse foi meu erro. Todos os clientes que eu estava atendendo tinham ligação direta com o mesmo seguimento de mercado, quando atingiu forte um, todos sentiram. E levarão algum tempo para se recuperar. O detalhe que eu não tenho o fôlego financeiro para aguentar e preciso me reestruturar.
O ano de 2017 será puxado e muitos desafios me esperam. Agora é hora de se reinventar e usar toda a experiência e sabedoria para reconstruir ou mudar radicalmente.
Vejamos quais são as alternativas.
Um abraço 🙂